Política no mundo
Espanha tem um novo primeiro-ministro
Após destituição de Mariano Rajoy resultante da moção de censura, o socialista Pedro Sánchez assume o cargo
Divulgação -
A Espanha já tem um novo primeiro-ministro. Após a aprovação apertada de uma moção de censura deflagrada por um escândalo de corrupção envolvendo o Partido Populista (PP) de Mariano Rajoy, de centro-direita, o líder do Partido Socialista da Espanha (PSOE), Pedro Sánchez assume o poder na segunda-feira (4) e seu gabinete deve ser nomeado na semana que vem.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a moção de censura a Rajoy, patrocinada por Sánchez, teve 180 votos favoráveis, 169 contrários e uma abstenção. Esta foi a primeira vez em quatro décadas que um líder espanhol foi afastado do cargo pelo Parlamento.
O Partido Popular foi condenado na semana passada pela Audiencia Nacional, equivalente ao Supremo Tribunal Federal do Brasil. A agremiação e 29 integrantes da cúpula foram acusados de corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e desvio de verbas públicas no escândalo conhecido com Caso Gürtel.
Documentos apreendidos com um ex-tesoureiro do PP indicavam que o partido patrocinava pagamentos de empreiteiras a dirigentes que conseguissem contratos para obras públicas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário