Política no mundo

Espanha tem um novo primeiro-ministro

Após destituição de Mariano Rajoy resultante da moção de censura, o socialista Pedro Sánchez assume o cargo

Divulgação -

A Espanha já tem um novo primeiro-ministro. Após a aprovação apertada de uma moção de censura deflagrada por um escândalo de corrupção envolvendo o Partido Populista (PP) de Mariano Rajoy, de centro-direita, o líder do Partido Socialista da Espanha (PSOE), Pedro Sánchez assume o poder na segunda-feira (4) e seu gabinete deve ser nomeado na semana que vem.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a moção de censura a Rajoy, patrocinada por Sánchez, teve 180 votos favoráveis, 169 contrários e uma abstenção. Esta foi a primeira vez em quatro décadas que um líder espanhol foi afastado do cargo pelo Parlamento.

O Partido Popular foi condenado na semana passada pela Audiencia Nacional, equivalente ao Supremo Tribunal Federal do Brasil. A agremiação e 29 integrantes da cúpula foram acusados de corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e desvio de verbas públicas no escândalo conhecido com Caso Gürtel.

Documentos apreendidos com um ex-tesoureiro do PP indicavam que o partido patrocinava pagamentos de empreiteiras a dirigentes que conseguissem contratos para obras públicas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Petroleiros gaúchos suspendem greve Anterior

Petroleiros gaúchos suspendem greve

Licenciamento 2017 vence em 30 de junho para veículos com placas final 7 e 8 Próximo

Licenciamento 2017 vence em 30 de junho para veículos com placas final 7 e 8

Deixe seu comentário